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  • Comportamento humano compactado, reduzido, simplificado…

    A natureza crítica deste artigo se justifica em função da existência de uma quantidade enorme de “dicas” de comportamento adequado em diversas situações corporativas. Neste sentido, a reflexão apresentada sobre o tema enfoca a simplificação de algo naturalmente complexo e que na maioria das vezes mais atrapalha do que ajuda aqueles que vivem no dia-a-dia das empresas.

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  • O vínculo de trabalho em tempos de “lava jato”

    A noção de vínculo (ou contrato psicológico) com o trabalho/empresa é muito conhecida. Aqui a reflexão se foca em discutir como fica o vínculo do empregado nas empresas envolvidas com os escândalos da conhecida Operação Lava-Jato. Os possíveis dilemas dos empregados envolvidos com este tema são apresentados e discutidos.

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  • Um olhar sobre a saúde emocional na empresa

    A saúde emocional começa a ganhar importância no dia-a-dia das empresas. O conhecimento existente sobre o assunto indica que se trata de um tema complexo. Neste artigo a discussão é endereçada aos aspectos da intervenção organizacional que pode impactar na saúde emocional (mental) dos profissionais da empresa.

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  • Saúde psicológica na empresa

    Por se tratar de tema considerado tabu, este artigo procura abordar a delicada questão da saúde psicológica na empresa de forma clara e racional. Aponta inclusive algumas áreas de possíveis intervenções para mudança de enfoque, de gestão do tema e de resultados.

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  • Talentos: quem são?

    Neste artigo discute-se o uso indiscriminado da palavra/conceito TALENTO. A discussão de suas diversas conotações utilizadas por aqueles que lidam com o tema pode confundir, inclusive, aqueles que são considerados como tal.

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  • Diferenças e divergências: um privilégio das gerações?

    O tema da convivência e as divergências das gerações nas empresas tem sido explorado muito recorrentemente. Neste artigo esta questão é descartada para propor uma nova visão sobre ela. Trata-se de enfocar os pactos de convivência e endereçar esforços para construções mais coletivas com vistas a propósitos maiores, superando a antiga discussão do conflito de gerações.

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  • BBB e vida cotidiana na empresa

    O programa BBB da TV brasileira pode servir como uma boa analogia para se entender aspectos da convivência cotidiana dentro das organizações. Tomando alguns cuidados na análise o artigo faz paralelos entre o BBB e as relações entre pessoas e áreas no dia-a-dia da empresa.

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  • RH negócio e pessoas

    O artigo procura discutir a difícil posição dos Business Partners de RH no trato com seus clientes internos. Sugere um possível posicionamento para este profissional e lança uma reflexão sobre quais seriam suas competências fundamentais.

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  • A grande família

    Analisa criticamente a analogia entre a família e a empresa, que ainda é feita por alguns executivos e empresários. Indica um modo alternativo de compreender e tratar os conflitos internos da organização.

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  • Visite nossa cozinha

    Faz uma comparação entre o processo de confecção de pratos e refeições em um restaurante, com os processos de mudança organizacional. Diferencia os elementos do processo, enfatizando a necessidade de seu gerenciamento adequado para o sucesso da mudança.

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  • Grupos Semi Autônomos: aspectos fundamentais da implantação

    Apresenta e discute aspectos conceituais e de implantação de grupos semi-autônomos em fábricas. Elenca os principais resultados de uma intervenção de mudança na organização do trabalho com base nestes grupos, também conhecidos como equipes auto gerenciáveis.

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  • Os efeitos colaterais da remuneração variável

    Este artigo levanta uma interessante polêmica sobre o impacto dos modelos de remuneração variável, adotados hoje pelas organizações, no comportamento das pessoas. Aborda aspectos atitudinais (de vínculo com o trabalho) e motivacionais deste impacto.

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  • Solução de divergências através de acordos

    Discute a aparição e a importância da habilidade de negociação no contexto gerencial e apresenta alguns erros mais comuns em seus processos. Ressalta que o desenvolvimento desta habilidade deve privilegiar uma mudança de atitude e de postura e não de truques e manobras.

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  • Sobreviver e desenvolver-se nas empresas: ontem e hoje

    Compara dois momentos do cotidiano organizacional com um intervalo de 20 entre eles. Aponta as exigências / competências feitas aos profissionais de hoje e acrescenta à lista a visão crítica como uma competência importante para identificar fontes confiáveis de desenvolvimento e de informação.

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  • Analogias

    O uso de analogias e metáforas é um recurso poderoso, que tem permitido grande liberdade para examinar certas questões corporativas de modo criativo. Entretanto, este artigo alerta que é possível considerar o uso de analogias como uma via de mão dupla.

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  • De novo, outra reunião!!

    Reuniões têm sido alvo de inúmeras críticas e tentativas de estruturação para um funcionamento supostamente melhor. O artigo mostra que, ao contrário dos preconceitos hoje já tão consolidados, reuniões têm tudo para se tornarem importantes ferramentas de suporte à produtividade e consolidação de modelos participativos de gestão.

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  • O que mudou e o que deveria mudar nas fusões e aquisições

    A tendência de olhar as notícias de Fusões & Aquisições pelo lado charmoso da ousadia empresarial e financeira, nos faz perder de vista questões cruciais. Este artigo procura mostrar que nem tudo é sucesso nessas histórias, e uma das grandes causas para não atingir os objetivos pretendidos é a falta de atenção para questões ligadas a pessoas, cultura e valores empresariais.

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  • Potencial humano no ambiente hierárquico

    Este artigo usa o fenômeno do “hospitalismo”, que acontece com pacientes de hospital, para abordar os impactos que o rigor hierárquico pode ter sobre a pró atividade e o potencial das pessoas no trabalho. Propõe, então, caminhos para diminuir as limitações impostas pela hierarquia sobre a produtividade e a qualidade do trabalho humano.

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  • Não se pode medir o comportamento humano com uma régua

    Este artigo analisa a dificuldade de se utilizar indicadores de cunho técnico ou financeiro para avaliar resultados de programas de desenvolvimento de pessoas. Propõe uma visão qualitativa, mais adequada às observações de mudança de comportamento.

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  • Inovação não é um grande e permanente brainstorming

    Inovação é a palavra de ordem hoje nas empresas. Mas como ser inovador se trabalhamos de 12 a 14 horas por dia, suportando o stress, a pressão por resultados, e as mudanças contínuas de direção? Criar um ambiente favorável, à colaboração, às novas idéias e às “sinapses livres” é o desafio de gestores e RH.

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  • Sobre ratos de laboratório e executivos

    A recompensa financeira é um recurso motivacional que deveria ser utilizados com muito equilíbrio, sob pena de destruir a auto estima de executivos e ofuscar outras formas de estabelecer vínculos mais duradouros e significativos com a empresa.

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  • Duas Gerações convivendo na empresa

    Este artigo refere-se aos resultados de uma pesquisa realizada pelo Ateliê de Pesquisa junto a líderes mais velhos das empresas. Alem de apresentar dados quantitativos e qualitativos, faz algumas provocações para a reflexão sobre a conhecida Geração Y.

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  • Apagão de talentos e talentos apagados

    Artigo que sugere uma reflexão sobre a busca de talentos hoje no mercado, e a curiosa necessidade de profissionais do tipo “plug and paly”. Em contraponto, a análise sugere pensar naqueles que já estão nos quadros das empresas e que não estão sendo tratados adequadamente.

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  • Gestão de equipes no futebol pentacampeão brasileiro

    Como todos brasileiros, também fizemos uma análise da derrota da seleção brasileira na copa do mundo de 1998. A análise se fundamenta em um viés que é uma de nossas especialidades de consultoria: formação e liderança de equipes.

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  • Falar é fácil, fazer…

    Explora de maneira crítica a facilidade com que se fala de trabalho em equipe nas empresas atualmente, e as dificuldades de implantá-lo efetivamente. Ao mesmo, propõe formas concretas de construir “pactos de convivência” entre os membros de uma equipe, na tentativa de encontrar níveis excelentes de produtividade e de saúde nas relações.

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  • Cinema, um método de aprendizagem

    Artigo que apresenta o “bê-a-bá” da utilização de filmes do cinema comercial em eventos/processos de capacitação e desenvolvimento de pessoas nas empresas. Argumenta a importância da reflexão a partir da linguagem metafórica dos filmes.

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  • Mudar empresas: riscos, competências e aprendizagem (o papel de RH)

    Retoma o velho e conhecido tema da mudança organizacional, sempre nas perspectivas conflitantes do agente de mudança e do sujeito da mudança. Propõe ao agente que se apóie na expertise dos profissionais de RH para um approach mais integrado do processo de mudança.

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  • Parece simples

    O artigo analisa o drama da questão humana hoje nas empresas. O potencial humano e suas restrições estruturais, as dificuldades de se atender e administrar o lado intangível dos resultados organizacionais: o comportamento humano.

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  • Reclamar de chefe

    Reclamar ou criticar negativamente o chefe, com raras exceções, virou desporto nacional nas empresas do Brasil. Pode até parecer, para alguns, uma afirmação óbvia. No entanto, devido a sua freqüência e impacto no ambiente de trabalho, parece importante entender um pouco mais sobre esta atitude.

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  • Sistemas Integrados de Gestão: o lado humano da implantação

    Este artigo revela os aspectos do comportamento humano durante o processo de concepção e implantação dos sistemas integrados de gestão (ERPs). Discute a eficácia de uma implantação sem considerar a participação dos maiores usuários do novo sistema: os funcionários da empresa.

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  • Maestros e líderes

    À luz das reportagens na imprensa sobre a liderança tirânica de alguns maestros famosos, este artigo desmistifica a antológica metáfora da orquestra sinfônica para as organizações, propondo uma nova: a banda de jazz.

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  • Resiliência, porque utilizar este termo?

    De maneira crítica este artigo analisa a utilização do termo resiliência por gestores, consultores e profissionais de RH para se referirem à necessária adaptação do comportamento humano às condições adversas dos cenários organizacionais contemporâneos. Trata-se de um conceito que realmente ajuda?

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  • Pesquisa de clima, de satisfação no trabalho e engajamento

    Artigo aborda a utilização indiscriminada de termos como clima, satisfação no trabalho e engajamento como se fossem a mesma coisa. Ajuda a esclarecer alguns aspectos desta polêmica ao estabelecer certas distinções entre eles.

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